Ines de la Fressange: a mais francesa das francesas

| 11.9.23 |

 



Hoje vamos falar sobre Ines de la Fressange, a mais francesa das francesas. Aos 66 anos ela é o símbolo da elegância, do estilo chic sem esforço (effortless). Divide o tempo entre Paris e a Provance, alternando o lado empresária com a simplicidade da vida no campo. Fica por aqui e conheça mais sobre ela.


Inès de la Fressange nasceu no dia 11 de agosto de 1957, em Saint-Tropez, na França. De família aristocrata, ela é uma mistura franco-argentina de pai francês e mãe argentina. Na década de 80, foi modelo exclusiva da Chanel, que encarnou como ninguém e estilo de sua criadora Coco Chanel.


Durante o período de trabalho como modelo, Ines de la Fressange aprendeu muito sobre os bastidores do mundo da moda e daí nasceu o desejo de ter sua marca própria, que tivesse sua assinatura e seu gosto pessoal. Algumas questões burocráticas proibiram o uso de seu nome, mas depois de 20 anos, Ines conseguiu recuperar seus direitos e abriu uma loja linda em Paris, com produtos para casa, decoração e claro, roupas, bem ao seu estilo marcado por cores neutras e muita alfaiataria e saltos baixos.


Imagem de looks de Ines de la Fressange

Provence: o destino preferido de Ines


Parte do seu tempo é vivido na região da Provence, sul da França, onde possui uma casa rodeada de arbustos de lavanda e oliveiras na cidade medieval de Trascon, lugar que descobriu há mais de 30 anos, onde conheceu e se casou com o empresário e historiador de arte italiano Luigi d’Urso, pai de suas duas filhas, Nine e Violette.


Mesmo depois de viúva, a Provence continua sendo seu destino preferido. É onde ela reúne amigos, família e o executivo de mídia Denis Olivennes, seu companheiro há 10 anos para desfrutar o melhor da região, que promove festivais de teatro no verão, exposições de arte, bem ao gosto dos franceses, amantes das artes e literatura.


Em entrevista à revista Hapers Bazaar ela diz:


“Depois de anos viajando, entendi que bons lugares têm história, um passado cultural. Aqui, os romanos construíram muitas estradas e monumentos, e você pode sentir isso. Henry James escreveu sobre sua viagem à Provence. Hemingway também amou a região. Às vezes, você vai ao fim do mundo e há belas praias, mas, depois de três dias, está cansada. É algo esnobe de se dizer, mas há uma falta de história que você pode sentir. Ou talvez eu seja apenas uma mulher europeia, velha e tradicional.”


Sobre seu estilo atual:


“Minha evolução é menos, menos e menos. Quando vejo minhas fotos aos 25 anos, usava batom, máscara de cílios, penteados e brincos grandes. Quando se é jovem, há a sensação de que você precisa de muito. Cabelo, roupas, você é consumista. Ainda sou, mas não quero mostrar isso”


Imagena de Ines de la Fressange na Provence


Aí está o segredo de Ines de la Fressange: saber aceitar a passagem do tempo e entender que o menos sempre é mais em algum momento da vida. Fizemos um post "Mulheres francesas: por que envelhecem tão bem" que fala sobre como o estilo de vida das francesas definem o modo como encaram o envelhecimento. Você pode ler aqui. Vai gostar.


Por hoje é isso. Esperamos que tenha gostado do conteúdo.

Voltaremos logo.

Obrigada pela visita.



profile

© Simplicité - 2023. Todos os direitos reservados. Criado por: Simplicité. Tecnologia do Blogger.