A marca Giorgio Armani deixou de ser apenas uma marca de moda. Tornou-se um conceito. Um conceito ligado a elegância e a beleza. Mas, além disto, a Armani é reconhecida mundialmente pelo seu compromisso com a sustentabilidade e com as importantes causas sociais que abraça o que torna a marca cada vez mais amada e desejada. Neste post vamos falar sobre a história da Giorgio Armani e seu papel no mundo da moda.
O Começo
O Giorgio Armani nasceu no dia 11 de julho de 1934 na cidade
de Piacenza, norte da Itália. Depois de cursar dois anos de medicina na
Universidade de Milão, serviu o exército, mas mudou o rumo da sua vida aos 20
anos, quando decidiu trabalhar como vitrinista, assistente de fotografia e comprador
de moda masculina na La Rinascente, loja de departamento em Milão. Sua irmã
mais nova Rosanna trabalhava como modelo, e foi ela quem levou Giorgio a
frequentar o círculo da moda italiana. A partir daí iniciou sua carreira como
assistente do estilista Nino Cerruti.
Em 1970, deu a grande virada na carreira. Encorajado pelo
seu grande amigo Sergio Galeotti, se tornou estilista independente, desenhando
e costurando para grandes grifes como Emanual Ungaro.
Com Galeotti, anos depois, criou sua empresa, e, em 24 de
julho de 1975, lançou sua primeira coleção masculina Ready-to-Wear. Foi
reconhecido pela elegância e sofisticação dos ternos desenvolvidos com novas
modelagens e tecidos diferenciados Um ano depois Armani decidiu investir no
vestuário feminino, com uma proposta ousada, que buscava mais liberdade para o
guarda-roupa das mulheres criando ternos com cortes tradicionalmente masculinos
em tecidos nobres.
Seu estilo rapidamente se tornou símbolo de elegância, com
uma alfaiataria sofisticada, altas doses de androginia, vestidos de noite
cheios de glamour, sobriedade nas cores e nenhuma influência das tendências da
época, constituindo roupas e acessórios atemporais.
Trajetória de sucesso
Em 1978 foi lançada no mercado americano e canadense a
luxuosa linha GIORGIO ARMANI LE COLLEZIONI, compostas por roupas femininas e
masculinas. Era o começo da expansão internacional da grife. Neste ano, Giorgio
Armani vestiu Diane Keaton, vencedora do Oscar de Melhor Atriz por sua atuação
em “Annie Hall”.
Em 1980 Giorgio Armani criou o guarda-roupa do filme
American Gigolô, estrelado por Richard Gere marcando o início de sua
colaboração com Hollywood e se transformou em um dos estilistas mais influentes
de sua época. Neste mesmo ano, uma parceria com a empresa Helena Rubinstein,
(atualmente pertencente à francesa L'Oreal) foi criada a GIORGIO ARMANI
PARFUMS.
A expansão da marca
A década de 1980 foi marcada pela expansão da marca Giorgio
Armani com a inauguração da Emporio Armani, a primeira loja em Milão em 1981,
contendo além de roupas, também roupas íntimas e uma linha de acessórios para
homens e mulheres e o lançamento da Armani Jeans, com preços mais acessíveis,
além do perfume feminino Armani (1982) e a linha Armani Junior para maiores de
cinco anos.
O sucesso como estilista é reconhecido mundialmente e é capa da revista Time. Antes dele somente Christian Dior recebeu esta homenagem em 1957.
Em 1983 inaugura a primeira boutique Giorgio Armani em Milão, e em 1984 colabora com o FAI, Fondo Ambiente Italiano, apoiando a restauração da Abadia de San Fruttuoso em Camogli. A Itália reconhece seu valor e em 1986 é nomeado Grande Oficial da Ordem do Mérito da República Italiana. Em 1988 é lançada a linha de óculos Giorgio Armani.
A linha A|X Armani Exchange é lançada em 1991 quando abre a
primeira loja no Soho, em Nova York. Em 2000 inaugura em Milão a loja conceito Armani/Manzoni
31, abrigando, além do universo Emporio
Armani, os espaços Armani Libri (livros), Armani Fiori (flores), Armani Dolci
(chocolates), Armani Arte, Armani Casa, Armani Jeans, Armani Café e ainda
restaurantes e a Sony Gallery, local perfeito para os amantes da tecnologia.
2001 Marca a inauguração do Armani Teatro, criado em
colaboração com o arquiteto japonês Tadao Ando na via Bergognone, Milão.
Em 2004, é lançada a linha EA7, voltada para roupas
esportivas e a marca inicia sua expansão para o mercado asiático com a abertura
de loja conceito Armani/Three on the Bund em Xangai. A região se tornou um dos
grandes mercados de prosperidade da marca, com lojas na Índia e Rússia.
Antes restrita ao
mercado pret-à-porter, a Giorgio Armani lança sua primeira linha para a Alta Costura em 2005 com a coleção Armani
Prive em Paris.
Em 2007, Giorgio Armani abre a quarta loja conceito, Armani/Ginza Tower, comemorando a ocasião com o evento One Night Only Tokyo e, em 2009 é a vez de inaugurar outra loja conceito, desta vez em Nova York, Armani / Fifith Avenue. Em 2010 o Armani Hotel é inaugurado em Milão e no ano seguinte o segundo em Dubai.
A marca Giorgio Armani transcende o mundo da moda. Tornou-se um conceito quando se volta para as questões de sustentabilidade e ampara causas sociais importantes. Como veremos a seguir.
Compromisso com a sustentabilidade
2010 - Giorgio Armani, em colaboração com a Cruz Verde
Internacional e a UNICEF, lança a iniciativa de caridade Acqua for Life para
promover o acesso à água potável.
2012 - Livia Firth usa vestido Giorgio Armani Privé em PET
reciclado no tapete vermelho do Globo de Ouro
2016 - A Fundação Giorgio Armani é criada com o objetivo de
implementar projetos de utilidade pública e social e anuncia eliminação total
de peles de animais de suas coleções, em acordo com a Fur Free Alliance e
recebe reconhecimento no PETA Fashion Awards 2016.
2017 - O Grupo Armani é reconhecido pelo seu compromisso com
a sustentabilidade (Reconhecimento CNMI de Sustentabilidade) durante a primeira
edição dos prêmios Green Carpet Fashion organizados pela Câmara Nacional da
Moda Italiana
2018- O Grupo Armani participa da elaboração das Diretrizes
da CNMI para Misturas Químicas. O logotipo do Projeto de Sustentabilidade
Armani é criado e aplicado a todos os produtos do Grupo que atendem a
requisitos específicos de sustentabilidade.
2019 - inaugurado o primeiro Armani Green Outlet, feito com
materiais reciclados e recicláveis. O Grupo Armani adere ao Fashion Pact, um
acordo no qual as principais empresas da indústria da moda se comprometem a
abordar concretamente as questões climáticas e de proteção ambiental das
Diretrizes para Sustentabilidade no Varejo.
2020 - Durante a Semana de Moda de Milão, Emporio Armani apresenta uma seleção de roupas e acessórios feitos com materiais reciclados. É lançado o Projeto Emporio Armani Green, dedicado ao reflorestamento e expansão do verde em alguns dos locais onde a marca está presente e atua.
Giorgio Armani projeta um modelo único do carro elétrico Fiat 500. O Grupo Armani apoia uma série de iniciativas durante a emergência da Covid-19.
2021 - O Grupo Armani anuncia suas metas de redução de
emissões de gases de efeito estufa (GEE), aprovadas pela iniciativa Science
Based Targets (SBTi).
Anuncia ainda o compromisso de cessar o uso da lã angorá em
todas as coleções e recebe reconhecimento no PETA Fashion Awards 2021 e
apresenta One Night Only Dubai, evento pensado para minimizar seu impacto no
meio ambiente, de acordo com a ISO 20121.
O Grupo Armani participa na Iniciativa de Mercados
Sustentáveis (SMI), lançada pelo Príncipe Charles de Inglaterra, para o
desenvolvimento de um sistema de ID Digital com informação sobre a
sustentabilidade e circularidade dos produtos.
É nomeado um Diretor Geral de Sustentabilidade dentro do seu
Conselho de Administração, a quem o Departamento de Sustentabilidade se reporta
diretamente. O Grupo também estabelece um Comitê Estratégico de
Sustentabilidade.
Por ocasião dos 2022 Sustainable Fashion Awards, cerimônia
de premiação dedicada a reconhecer o compromisso com a sustentabilidade
organizada pela Camera Nazionale della Moda Italiana (Câmara Nacional da Moda
Italiana), Giorgio Armani é homenageado com o Visionary Award, um importante
prêmio atribuído pelo sentido de responsabilidade e ética que sempre
distinguiram o seu trabalho.
2023 - Por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Grupo
Armani anuncia o Apulia Regenerative Cotton Project, um novo projeto em
colaboração com a Força-Tarefa de Moda da Sustainable Markets Initiative (SMI)
em parceria com a Circular Bioeconomy Alliance – ambos fundados por Sua
Majestade o Rei Carlos III – para o desenvolvimento da produção agroflorestal
de algodão na Apúlia.
Causas Sociais
1984- Giorgio Armani inicia sua colaboração com FAI, Fondo
Ambiente Italiano (The National Trust for Italy) e apoia a restauração da
Abadia de San Fruttuoso em Camogli.
1986- Giorgio Armani é nomeado Grande Oficial da Ordem do Mérito da República Italiana.
1992 - Giorgio Armani é um dos principais apoiadores do
Convivio, uma exposição beneficente que sustenta a ANLAIDS, uma Associação
Nacional de Luta Contra a AIDS.
2006 - Giorgio Armani desenvolve a coleção especial Emporio
Armani(Product)Red como parte do projeto de Bono Vox e Bobby Shriver em apoio
ao Fundo Global contra a AIDS, tuberculose e malária na África.
2010- Durante o Festival Internacional de Cinema de Cannes,
o designer começa a colaborar com a J/P Haitian Relief Organization (HRO),
fundada pelo ator Sean Penn após o terremoto que atingiu o Haiti em 2010.
2022 - Durante a Milan Fashion Week Giorgio Armani decide
mostrar suas coleções Giorgio Armani sem música em sinal de respeito às pessoas
envolvidas no conflito ucraniano.
O Grupo adere à iniciativa de angariação de fundos lançada
pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e pelo Município
de Milão (Comune di Milano). Além disso, o Grupo anuncia uma doação de roupas
essenciais para os refugiados ucranianos, a serem distribuídas através da
Comunidade de Sant'Egidio.
Honrarias
2002 - Giorgio Armani é nomeado Embaixador da Boa Vontade pelo
Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em
reconhecimento à sua contribuição aos refugiados durante a crise no Afeganistão.
2003 - Giorgio Armani recebe o primeiro prêmio Rodeo Drive
Walk of Style em Beverly Hills por sua contribuição ao mundo do cinema e seu
estreito vínculo com estrelas de Hollywood.
O estilista recebe o Prêmio CA-RI-FE pela reintrodução de
tecidos de cânhamo na coleção Armani Jeans.
2008 - Giorgio Armani recebe a Legião de Honra – o mais alto
mérito concedido pela República Francesa.
2020 - Giorgio Armani é nomeado embaixador do turismo
responsável pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT)
2021 - Giorgio Armani recebe o título de Cavaleiro da
Grã-Cruz da Ordem do Mérito pelo Presidente da República Italiana.
A Casa da Moeda do Estado celebra Giorgio Armani como uma excelência e ícone do estilo italiano no mundo, dedicando-lhe quatro moedas de edição limitada. A coleção numismática da República Italiana de 2023 da série “Eccellenze Italiane” inclui uma moeda de ouro de 50 euros, emitida em 11 de julho para coincidir com o aniversário de Giorgio Armani, e um tríptico de moedas de prata de 5 euros, emitida em 24 de julho, aniversário do fundação da empresa.
Como podemos concluuir?
Isto é Armani! Este é Giorgio Armani, que aos 89 anos,
esbanja vitalidade e energia para comandar um Grupo bem sucedido que traz sua
marca de elegância em tudo que cria. A sua importância não está apenas nas
coleções com modelos limpos, que priorizam o corte perfeito, tornando suas
criações atemporais mas, sobretudo por abraçar a sustentabilidade neste mercado
volátil que é a moda. Uma marca que vai além do luxo e glamour. Vida longa para Giorgio Armani!