Moda Sustentável: o compromisso de Giorgio Armani

| 9.10.23 |





A marca Giorgio Armani deixou de ser apenas uma marca de moda. Tornou-se um conceito. Um conceito ligado a elegância e a beleza. Mas, além disto, a Armani é reconhecida mundialmente pelo seu compromisso com a sustentabilidade e com as importantes causas sociais que abraça o que torna a marca cada vez mais amada e desejada. Neste post vamos falar sobre a história da Giorgio Armani e seu papel no mundo da moda.


O Começo


O Giorgio Armani nasceu no dia 11 de julho de 1934 na cidade de Piacenza, norte da Itália. Depois de cursar dois anos de medicina na Universidade de Milão, serviu o exército, mas mudou o rumo da sua vida aos 20 anos, quando decidiu trabalhar como vitrinista, assistente de fotografia e comprador de moda masculina na La Rinascente, loja de departamento em Milão. Sua irmã mais nova Rosanna trabalhava como modelo, e foi ela quem levou Giorgio a frequentar o círculo da moda italiana. A partir daí iniciou sua carreira como assistente do estilista Nino Cerruti.


Em 1970, deu a grande virada na carreira. Encorajado pelo seu grande amigo Sergio Galeotti, se tornou estilista independente, desenhando e costurando para grandes grifes como Emanual Ungaro.


Com Galeotti, anos depois, criou sua empresa, e, em 24 de julho de 1975, lançou sua primeira coleção masculina Ready-to-Wear. Foi reconhecido pela elegância e sofisticação dos ternos desenvolvidos com novas modelagens e tecidos diferenciados Um ano depois Armani decidiu investir no vestuário feminino, com uma proposta ousada, que buscava mais liberdade para o guarda-roupa das mulheres criando ternos com cortes tradicionalmente masculinos em tecidos nobres.


Ilustração com Giorgio Armani e Sergio Galeotti-1975

Seu estilo rapidamente se tornou símbolo de elegância, com uma alfaiataria sofisticada, altas doses de androginia, vestidos de noite cheios de glamour, sobriedade nas cores e nenhuma influência das tendências da época, constituindo roupas e acessórios atemporais.


Trajetória de sucesso


Em 1978 foi lançada no mercado americano e canadense a luxuosa linha GIORGIO ARMANI LE COLLEZIONI, compostas por roupas femininas e masculinas. Era o começo da expansão internacional da grife. Neste ano, Giorgio Armani vestiu Diane Keaton, vencedora do Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em “Annie Hall”.


Em 1980 Giorgio Armani criou o guarda-roupa do filme American Gigolô, estrelado por Richard Gere marcando o início de sua colaboração com Hollywood e se transformou em um dos estilistas mais influentes de sua época. Neste mesmo ano, uma parceria com a empresa Helena Rubinstein, (atualmente pertencente à francesa L'Oreal) foi criada a GIORGIO ARMANI PARFUMS.


A expansão da marca


A década de 1980 foi marcada pela expansão da marca Giorgio Armani com a inauguração da Emporio Armani, a primeira loja em Milão em 1981, contendo além de roupas, também roupas íntimas e uma linha de acessórios para homens e mulheres e o lançamento da Armani Jeans, com preços mais acessíveis, além do perfume feminino Armani (1982) e a linha Armani Junior para maiores de cinco anos.


O sucesso como estilista é reconhecido mundialmente e é capa da revista Time. Antes dele somente Christian Dior recebeu esta homenagem em 1957.


Em 1983 inaugura a primeira boutique Giorgio Armani em Milão, e em 1984 colabora com o FAI, Fondo Ambiente Italiano, apoiando a restauração da Abadia de San Fruttuoso em Camogli. A Itália reconhece seu valor e em 1986 é nomeado Grande Oficial da Ordem do Mérito da República Italiana. Em 1988 é lançada a linha de óculos Giorgio Armani.


A linha A|X Armani Exchange é lançada em 1991 quando abre a primeira loja no Soho, em Nova York. Em 2000 inaugura em Milão a loja conceito Armani/Manzoni 31,  abrigando, além do universo Emporio Armani, os espaços Armani Libri (livros), Armani Fiori (flores), Armani Dolci (chocolates), Armani Arte, Armani Casa, Armani Jeans, Armani Café e ainda restaurantes e a Sony Gallery, local perfeito para os amantes da tecnologia.


2001 Marca a inauguração do Armani Teatro, criado em colaboração com o arquiteto japonês Tadao Ando na via Bergognone, Milão.


Em 2004, é lançada a linha EA7, voltada para roupas esportivas e a marca inicia sua expansão para o mercado asiático com a abertura de loja conceito Armani/Three on the Bund em Xangai. A região se tornou um dos grandes mercados de prosperidade da marca, com lojas na Índia e Rússia.


Antes restrita ao mercado pret-à-porter, a Giorgio Armani lança sua primeira linha para a  Alta Costura em 2005 com a coleção Armani Prive em Paris.


Em 2007, Giorgio Armani abre a quarta loja conceito, Armani/Ginza Tower, comemorando a ocasião com o evento One Night Only Tokyo e, em 2009 é a vez de inaugurar outra loja conceito, desta vez em Nova York, Armani / Fifith Avenue. Em 2010 o Armani Hotel é inaugurado em Milão e no ano seguinte o segundo em Dubai.


Ilustração com imagens do Armani Hotel em Dubai e loja no Ginza Tower


2017- O Grupo Armani reorganiza seu portfólio de marcas agora com foco em Giorgio Armani, Emporio Armani e Armani Exchange. Esta nova estratégia incluiu a descontinuação das linhas Armani Collezioni e Armani Jeans, que serão diluídas nas três marcas que permanecem. Marcando esta nova fase, inaugura a primeira loja A|X Armani Exchange em Milão em 2022.


Ilustração com imagens da Armani Exchange em Milão

A marca Giorgio Armani transcende o mundo da moda. Tornou-se um conceito quando se volta para as questões de sustentabilidade e ampara causas sociais importantes. Como veremos a seguir.


Compromisso com a sustentabilidade


2010 - Giorgio Armani, em colaboração com a Cruz Verde Internacional e a UNICEF, lança a iniciativa de caridade Acqua for Life para promover o acesso à água potável.


2012 - Livia Firth usa vestido Giorgio Armani Privé em PET reciclado no tapete vermelho do Globo de Ouro   


Ilustração com imagens de projetos sustentáveis Giorgio Armani


2015 - Giorgio Armani mais uma vez apoia a FAI na restauração da Villa Necchi Campiglio. Grupo adere ao projeto do Ministério do Meio Ambiente e realiza os primeiros estudos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de alguns de seus produtos mais vendidos.

2016 - A Fundação Giorgio Armani é criada com o objetivo de implementar projetos de utilidade pública e social e anuncia eliminação total de peles de animais de suas coleções, em acordo com a Fur Free Alliance e recebe reconhecimento no PETA Fashion Awards 2016.


2017 - O Grupo Armani é reconhecido pelo seu compromisso com a sustentabilidade (Reconhecimento CNMI de Sustentabilidade) durante a primeira edição dos prêmios Green Carpet Fashion organizados pela Câmara Nacional da Moda Italiana


2018- O Grupo Armani participa da elaboração das Diretrizes da CNMI para Misturas Químicas. O logotipo do Projeto de Sustentabilidade Armani é criado e aplicado a todos os produtos do Grupo que atendem a requisitos específicos de sustentabilidade.


2019 - inaugurado o primeiro Armani Green Outlet, feito com materiais reciclados e recicláveis. O Grupo Armani adere ao Fashion Pact, um acordo no qual as principais empresas da indústria da moda se comprometem a abordar concretamente as questões climáticas e de proteção ambiental das Diretrizes para Sustentabilidade no Varejo.


2020 - Durante a Semana de Moda de Milão, Emporio Armani apresenta uma seleção de roupas e acessórios feitos com materiais reciclados. É lançado o Projeto Emporio Armani Green, dedicado ao reflorestamento e expansão do verde em alguns dos locais onde a marca está presente e atua.

Giorgio Armani projeta um modelo único do carro elétrico Fiat 500. O Grupo Armani apoia uma série de iniciativas durante a emergência da Covid-19.


2021 - O Grupo Armani anuncia suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi).


Anuncia ainda o compromisso de cessar o uso da lã angorá em todas as coleções e recebe reconhecimento no PETA Fashion Awards 2021 e apresenta One Night Only Dubai, evento pensado para minimizar seu impacto no meio ambiente, de acordo com a ISO 20121.


O Grupo Armani participa na Iniciativa de Mercados Sustentáveis (SMI), lançada pelo Príncipe Charles de Inglaterra, para o desenvolvimento de um sistema de ID Digital com informação sobre a sustentabilidade e circularidade dos produtos.


É nomeado um Diretor Geral de Sustentabilidade dentro do seu Conselho de Administração, a quem o Departamento de Sustentabilidade se reporta diretamente. O Grupo também estabelece um Comitê Estratégico de Sustentabilidade.


Por ocasião dos 2022 Sustainable Fashion Awards, cerimônia de premiação dedicada a reconhecer o compromisso com a sustentabilidade organizada pela Camera Nazionale della Moda Italiana (Câmara Nacional da Moda Italiana), Giorgio Armani é homenageado com o Visionary Award, um importante prêmio atribuído pelo sentido de responsabilidade e ética que sempre distinguiram o seu trabalho. 


2023 - Por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Grupo Armani anuncia o Apulia Regenerative Cotton Project, um novo projeto em colaboração com a Força-Tarefa de Moda da Sustainable Markets Initiative (SMI) em parceria com a Circular Bioeconomy Alliance – ambos fundados por Sua Majestade o Rei Carlos III – para o desenvolvimento da produção agroflorestal de algodão na Apúlia.




Causas Sociais 


1984- Giorgio Armani inicia sua colaboração com FAI, Fondo Ambiente Italiano (The National Trust for Italy) e apoia a restauração da Abadia de San Fruttuoso em Camogli.


1986- Giorgio Armani é nomeado Grande Oficial da Ordem do Mérito da República Italiana.


1992 - Giorgio Armani é um dos principais apoiadores do Convivio, uma exposição beneficente que sustenta a ANLAIDS, uma Associação Nacional de Luta Contra a AIDS.


2006 - Giorgio Armani desenvolve a coleção especial Emporio Armani(Product)Red como parte do projeto de Bono Vox e Bobby Shriver em apoio ao Fundo Global contra a AIDS, tuberculose e malária na África.


2010- Durante o Festival Internacional de Cinema de Cannes, o designer começa a colaborar com a J/P Haitian Relief Organization (HRO), fundada pelo ator Sean Penn após o terremoto que atingiu o Haiti em 2010.


2022 - Durante a Milan Fashion Week Giorgio Armani decide mostrar suas coleções Giorgio Armani sem música em sinal de respeito às pessoas envolvidas no conflito ucraniano.


O Grupo adere à iniciativa de angariação de fundos lançada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e pelo Município de Milão (Comune di Milano). Além disso, o Grupo anuncia uma doação de roupas essenciais para os refugiados ucranianos, a serem distribuídas através da Comunidade de Sant'Egidio.


Honrarias


2002 - Giorgio Armani é nomeado Embaixador da Boa Vontade pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em reconhecimento à sua contribuição aos refugiados durante a crise no Afeganistão.


2003 - Giorgio Armani recebe o primeiro prêmio Rodeo Drive Walk of Style em Beverly Hills por sua contribuição ao mundo do cinema e seu estreito vínculo com estrelas de Hollywood.


O estilista recebe o Prêmio CA-RI-FE pela reintrodução de tecidos de cânhamo na coleção Armani Jeans.


2008 - Giorgio Armani recebe a Legião de Honra – o mais alto mérito concedido pela República Francesa.


2020 - Giorgio Armani é nomeado embaixador do turismo responsável pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT)


2021 - Giorgio Armani recebe o título de Cavaleiro da Grã-Cruz da Ordem do Mérito pelo Presidente da República Italiana.


A Casa da Moeda do Estado celebra Giorgio Armani como uma excelência e ícone do estilo italiano no mundo, dedicando-lhe quatro moedas de edição limitada. A coleção numismática da República Italiana de 2023 da série “Eccellenze Italiane” inclui uma moeda de ouro de 50 euros, emitida em 11 de julho para coincidir com o aniversário de Giorgio Armani, e um tríptico de moedas de prata de 5 euros, emitida em 24 de julho, aniversário do fundação da empresa.


Como podemos concluuir?


Isto é Armani! Este é Giorgio Armani, que aos 89 anos, esbanja vitalidade e energia para comandar um Grupo bem sucedido que traz sua marca de elegância em tudo que cria. A sua importância não está apenas nas coleções com modelos limpos, que priorizam o corte perfeito, tornando suas criações atemporais mas, sobretudo por abraçar a sustentabilidade neste mercado volátil que é a moda. Uma marca que vai além do luxo e glamour. Vida longa para Giorgio Armani!

 




profile

© Simplicité - 2023. Todos os direitos reservados. Criado por: Simplicité. Tecnologia do Blogger.